PRIMEIRA ANTOLOGIA FORTALEZENSE -FORTALECENDO LAÇOS

PRIMEIRA ANTOLOGIA FORTALEZENSE -FORTALECENDO LAÇOS

22 septiembre, 2021 Off By Gazzettino Italiano Patagónico

CONVERSA LITERÁRIA, MÚSICA AO VIVO E RECITAL NO LANÇAMENTO.

O lançamento público da I Antologia Fortalezense-Fortalecendo Laços está previsto para o dia 06/11/21 das 8:00 as 12:00 na Academia Cearense de Letras no centro histórico da cidade de Fortaleza. O evento será presencial seguido por um público reduzido de acordo com as normativas rígidas e decretos sanitários quando da Covid 19, vai ser uma oportunidade para um recital, conversa literária e música ao vivo. O projeto foi criado por um casal de escritores cearenses Antônio Marcos Bandeira e Maria de Lourdes Fernandes em março de 2021. O titulo “Fortalecendo Laços” escolhido pelos organizadores foi inspirado no movimento literário que ocorre pelo Brasil envolvendo alguns países pelo mundo e chega a capital de Fortaleza. Através da troca de experiências e intercâmbio cultural internacional participam autores de 20 estados brasileiros e dois países europeus (Itália e Espanha). Cento e quarenta e três escritores renomados e destaques internacionais como Francisca Thiesca de Oliveira, autores com variadas formas de escrever, de aprender com o novo e com um modo inovador que apresentarão seus textos no recita, no diálogo com o público presente formado por ilustres convidados e operadores culturais. A preparação desde a seleção dos textos, estudo introdutório e organização bem como a apresentação está a cargo do autor Antônio Marcos Bandeira e uma equipe de mais 4 pessoas incluindo sua esposa Maria de Lourdes Fernandes. A edição fortalezense possui textos vinculados à historia local, o torrão natal de seus coautores(as), à vida dos próprios autores e ao jeito em que a própria cidade se configura. Da mesma maneira a obra coletiva apresenta alguns aspectos que absolve historia, costumes de outros países e de cada região brasileira. Em geral a literatura cearense, ALENCARINA e brasileira é um mix de tradição muito admirada pois o povo brasileiro em especial fortalezense deixou parte de si em todo o mundo.

FLORILÉGIO UMA CONEXAO ENTRE LETRAS, FLORES E LAÇOS

APRESENTACAO DO AUTOR:

“Na botânica ela é conhecida como: Coleção de diversas flores selecionadas individualmente, sendo estas cuidadosamente analisadas. Em outras palavras, a antologia pode ser interpretada como o “estudo das flores”, florilégio. Na literatura até meados do século XVIII a palavra “antologia” não era utilizada para se referir às coleções de textos literários, mas sim termos como “florilégio”, “romanceiro”, “silvas” ou “flores”. Coleção de textos escritos, em prosa ou verso, normalmente por autores variados, sendo organizada tendo em conta determinada época, autoria, tema. Coletânea, conjunto formado por diversas obras (literárias, musicais ou cinematográficas, por exemplo) que exploram uma mesma temática, período ou autoria. Por norma, as antologias são formadas por diferentes textos (prosas ou versos) que são organizados dentro de um único volume, formando uma coletânea (coleção) de obras que abrangem um tema, período histórico ou autor específico. É em meio a este universo que, apresentamos ao publico a I Antologia Fortalezense de Escritores e Convidado-Fortalecendo Laços. Uma botânica literária, flores das aromas textuais, romances poéticos, sentimentos e laços, laços de amor, amizade, compreensão, carinho, respeito… Florilégio entre laços. Sim senhores, estamos entre amigos, pessoas, seres lindos e criativos que cuidamos durante nove meses, gestando um embrião literocultural. Quanto organizadores gerais, estamos felicíssimos pois, conseguirmos reunir estes vates valorosos. Construir, organizar e publicar uma antologia não é nada fácil, ao contrário é complexo, mais extremamente prazeroso. Durante nove meses, criamos, difundimos e fortalecemos estes laços, foi maravilhoso. E hoje, ao nos deparar com esta obra em mãos vimos que trilhamos percalços e intempéries, dificuldades, alguns infortúnios mais que superamos e por fim, aqui estamos. A partir desse momento singular extraordinário lançamos a I Antologia Fortalezense de Escritores e Convidados-Fortalecendo Laços temática proposta por minha amada esposa Maria de Lourdes Fernandes quando de nosso primeiro encontro com a nossa equipe de organização fabulosa e a cada um dos nossos coautores(as) brilhantes o nosso muito obrigado, por acreditar, por compartilhar conosco este momento e outros que vivenciamos: Tristezas, lutas, frustações, percas mais também momentos de conquistas, alegrias e realizações como agora.

Se você leitor, é um amante dos livros ou apenas é um amigo da leitura, a I Antologia Fortalezense de Escritores e Convidados-Fortalecendo Laços é uma ótima recomendação!

Info: Lançamento-(55) (85) 996629184 Marcos Bandeira. https://www.instagram.com/marcosbandeirashow/